Pages

segunda-feira, setembro 12, 2011

Está faltando “BRASIL” no Miss Universo


Os Estados Brasileiros se apresentam... Já dizia a clássica canção de abertura do Concurso Miss Brasil... Mas será mesmo que os "Estados Brasileiros" se apresentam durante esta disputa "pré-fabricada" para oferecer ao mundo uma "beleza" que historicamente brasileiros e brasileiras vêm tentado recriar para servir aos velhos padrões europeus empoeirados?


Em pleno século XXI, quando já dotados de autonomia e independência nacional, é estranho notar até onde vai a nossa capacidade de renunciarmos às nossas identidades e raízes, para nos sujeitarmos aos padrões instituídos por povos vazios de diversidade. E isso toca diretamente os referenciais e estereótipos de beleza que enaltecemos até hoje.


É difícil admitir como em um Brasil distinguido pela sua miscigenação - onde a região Norte é fortemente marcada pela presença indígena, a região Nordeste lindamente influenciada pela cultura e beleza negra, e onde em todo o país é possível contemplar as mais belas e exóticas misturas -, quando se fala em eleger o que de fato temos de mais belo, nossos traços físicos mais robustos são deixados de lado para ceder espaço às "belezas" sem COR e sem CURVAS.


Ora, é claro que não estou aqui ignorando a beleza Branca; absolutamente. Dentro dos traços que lhes são peculiares, pra mim é inquestionável a beleza que há nas "bem-aventuradas" pelos belos rostos, pelos lindos olhos verdes e pela límpida tez clara. O que é absolutamente questionável, por sua vez, é a ausência de "Brasil" nos últimos concursos Miss Universo. É claro que se considerarmos a ausência de "beleza brasileira" nos concursos Miss Brasil, nada mais natural que as nossas representantes no concurso mundial sejam apenas "mais uma" num emaranhado de belas mulheres, não é? Enfim, nada de novo; nada de diferente.


Pois bem. Sabe que eu acho que a beleza que vemos circulando nas praias do Rio de Janeiro não deve existir mais? Ou no mínimo, Tom Jobim estava enganado, e "moça do corpo dourado" já não faz mais tanto sucesso. O bronzeado proporcionado por nossas praias não fazem mais a diferença no corpo das nossas mulheres, ao que parece. Ele até já deixou até de ser marca da mulher brasileira! Pelo visto, até na Bahia de Caetano, os "caracóis dos seus cabelos" já não têm mais "histórias pra contar". Vejam que nem mesmo a BAHIA, seleiro da beleza afro-brasileira, consegue oferecer uma Miss Negra ao país! É, caros espectadores... Na situação em que estamos, até "mulatinha", "moreninha", ou "meio tom" estava servindo... Mas nem isso a gente consegue produzir...


Mas tudo bem; vamos deixar esse papo pra lá. Já está mais do que claro que "peito" e "bunda" não entram mais na lista dos nossos jurados, e que definitivamente, já era hora de embranquecermos os nossos concursos. Então deixem eu me reduzi r à minha insignificância, "modernizar" os meus velhos e defasados conceitos de beleza, e desligar o meu televisor antes que ele me influencie dar "chapinha nos cabelos" e tentar um "branqueamento artificial"desses aí...


E só pra não dizer que eu não dei meu voto, esse ano minha torcida foi para a China - que não abriu mão dos olhinhos puxados da sua escolhida; para a Colômbia - que mais uma vez trouxe a beleza latina pros palcos, e para Angola, que mostrou para o mundo o quanto a Beleza Negra merece ser reverenciada.


E viva a todos aqueles que entendem a beleza sem abrir mão de sua identidade!


Janaína Muniz

2 comentários:

Coruja disse...

A padronização é o ingrediente que "dá o ponto" à massa social e permite modelá-la à fôrma.
Exaltamos a globalização, inserindo cada vez mais as tecnologias em nossas vidas, agradecendo pelas facilidades que ela nos proporciona e assim sucumbindo a universalização de valores e padrões. As culturas vêm morrendo, nivelando as pessoas com o argumento da maravilhosa interação social: bois brancos sendo tocados enquanto comem capim com bosta.

Gueu disse...

Seu texto está ótimo!
Excelente! Uma visão quase que exata da mesmice a que estamos acostumados...

(Se falar que foi um verdadeiro "tapa de luvas" na cara dos racistas!)

Mas só pra constar, fiquei muito feliz com a eleição da Miss Angola. Valeu pela "previsão"! rsrs

Sucesso a vocês!