Pages

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

RETROCESSO...

Uma família residente no Morumbi está oferecendo dez mil reais de recompensa para quem der pistas que levem aos assltantes de sua mansão. É um valor simbólico, segundo a família. Quem sabe os próprios ladrões não se entregam? Afinal o valor da recompensa é cinco vezes maior do que o levado no assalto.
Não vou aqui levantar a bandeira da criminalidade. Nem tenho essa intenção. Mas me parece um retrocesso uma família espelhar-se nos antigos faroestes para prender criminosos. Porque esse dinheiro não é investido em projetos na favela vizinha a mansão? E que me desculpem os defensores da liberdade que há no capitalismo, mas para mim parece injusto uma só família ser livre para ter uma casa no valor de três milhões de reais, enquanto do seu lado crianças não são livres para construir um bom futuro; porque só percebem o caminho do narcotráfico como possibilidade de ascenção, expressão e respeito.
Se as pistas aparecerem, se os assaltantes forem presos e os dez mil forem entregues. Nada irá mudar. Absolutamente nada. Porque o problema não está nesses criminosos que serão punidos. O problema está na criminalidade que é cultivada a cada momento pelas desigualdades, pelo descaso e pelo retrocesso de achar que punir é mais importante que recuperar.
O objetivo da prisão é manter afastado do convívio social aqueles que seguem as leis estabelecidas(teoricamente) pela sociedade e recuperar neles a capacidade de viver em grupo. Mas no país verde-amarelo criminosos engravatados e assaltantes do povo continuam se reelegendo e fugindo das CPIs, enquanto os já marginalizados, desprezados e favelados quando envolvidos com a criminalidade são jogados em celas lotadas e esquecidos lá dentro.
O oferecimento de dez mil reais e o pronunciamento da família em rede nacional de que a quantia é ínfima e simbólica é uma evidência do porque do assalto. A desigualdade é tamanha e o poder do dinheiro se sobrepõe a tantos outros poderes, que a rica família acha-se no direito de assumir o papel da polícia. Alguém, precisa avisar a essa família que o Brasil é bem maior que uma mansão. Alguém precisa relembrar que a criminalidade deve ser combatida pelo Estado, e se esse não está cumprindo seu papel de governar comunidades, assegurar direitos e cumprir as leis, então, temos um problema maior, bem maior que um assalto a uma mansão num bairro nobre de São Paulo.
Se encontrasse com essa família lamentaria, verdadeiramente, o episódio do assalto a sua sua mansão. Lamentaria também ela considerar dez mil reais um valor simbólico num país de desempregados, favelados, desnutridos e moradores de rua.
Ah! E sinceramente espero que o retrocesso limite-se a esse acontecimento. Antecipo-me e desde já digo não à volta da Santa Inquisição e dos campos de concentração.

10 comentários:

Isa Dora disse...

Testando...

Éverton Vidal Azevedo disse...

Retrocesso... Injustiças... Justiça com as próprias maos... Assaltos e afins.

O mundo tá 'foda'. Que coisa, seu texto disse tudo, parabéns Erica.

Nathalia R. disse...

eles tentam fazer justiça com as proprias m... ops, bolsos.

:********

Anônimo disse...

Marcando o meuretorno ao reticencias... Gostei muito do que li... A situação é de fato repugnante, entretando, a crítica social desenvolvida no texto mais uma vez nos leva a repensar...

Afinal, quem somos e o que queremos??

Germano Viana Xavier disse...

Olá!

Saudações!!!

Passei pelo teu blog e gostei do que vi...

Abraços pernambucanbaianos...

Germano
www.clubedecarteado.blogspot.com

Anônimo disse...

Olha... pra mim, essa família está pouco se lixando em investir esses 10 mil em obras sociais. É assim qdo o dinheiro passa a ser o maior foco das atenções do homem.

É triste. No fim, alguém vai pegar o bandido, a família vai aparecer em fotos entregando o dinheiro, mostrando toda sua pompa, e nada vai mudar neste país :(

Isso é Brasil!

Gustavo disse...

Uma vez eu fui assaltado a mão armada, e morrí.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Deixei um selinho pra vcs lá no blog ;)

Nana Lopes - @Nanamada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nana Lopes - @Nanamada disse...

Então, Muitas vezes acontece que quem possui muito dinheiro, é levado a ficar insensível a tantos fatores, principalmente aos que se ligam a problemáticas sociais.
Infelizmente é muito comum o bom senso ficar de lado...