Pages

terça-feira, janeiro 27, 2009

A folha que sobrou do caderno

Ano passado, estudantes de design da UFBA produziram um documentário. O divulgaram no NDesing, evento que reúne estudantes e profissionais da categoria. Ele se chama: A folha que sobrou do caderno. Tal vídeo fala da situação das escolas de design do país. Dos métodos de ensino utilizados, da estrutura da universidade, e de como os universitários lidam com isso. Apesar de ser um vídeo feito por estudantes de design, é de interesse geral, já que o que se observa nos documentário, se vive em qualquer outro curso de graduação em qualquer parte do país. 

Que a universidade pública nem sempre, ou quase nunca oferece estrutura para os estudantes terem aprendizagem satisfatória, nós sabemos. Em certas universidades falta de tudo. De laboratórios a livros. Mas se a universidade não proporciona condições para melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, cabe ao estudante tentar adquirir mais conhecimento e informação. O professor vai fornecer um mínimo de matéria (até mesmo pelos tais métodos de ensino decadentes, e que põem o professor como o dono da verdade, acima do bem e do mal.), e isso não vai te fazer um bom profissional. Precisamos ir além. O ensino hoje em dia ainda é conservador. Não há espaço para trocas. O ensino vem de cima pra baixo (professor –> aluno). Pouca matéria estudada, nada de questionamentos, ideais na lata do lixo, ninguém se atreve mais a pensar, apenas aprende a resolver as questões dadas, os problemas... 

Hoje, a sociedade quer que tenhamos um bom emprego, que garanta futuramente nossa aposentadoria gordinha, e uma vida abastada hoje. Quem não quer? Mas é só isso? A universidade serve apenas para que possamos ter uma formação que nos permita um emprego? Tudo bem: idealismo não enche barriga! Mas não se pode deixar as coisas como estão, e reclamar solitariamente de que a universidade está caindo, e que os professores não prestam. 

Se está tudo caindo, não se pode deixar como está. Existe gente que quer mudar, que quer tirar as coisas do lugar, que fazer um reboliço. Que quer que o estudante reaja e que o profissional brigue pelos seus direitos. 

Pra quem ainda é estudante: Lute pelos seus direitos. E isso não é fazer arruaça. É somente brigar por coisas relevantes à sua vida acadêmica e da universidade. Discuta, debata. Acrescente. Compartilhe conhecimento, idéias. Desafios, propostas, pensamentos e questionamentos. A universidade serve pra isso.

Vamos deixar a passividade de lado. Temos um papel diante de tudo isso. 

9 comentários:

João Paulo disse...

O idealismo, não tá morto!

Vou ser professo, e tenha certeza que não vou aceitar muitas imposições conservadoras as quais vejo em muitas instituições de ensino.


Se não houver uma inter-relação entre educador e educando, pra mim não presta!

As vezes dar vontade de explodir a UFBA, e outras instituições, mas me seguro, porque não sou tão Anarquista assim.


"E viva a ‘Putaria’ e morte ao Maniqueísmo!

Éverton Vidal Azevedo disse...

Vou assistir ao vídeo. Dica dada.
Bj Isa. Te vi no msn, mas meu irmão estava monopolizando o pc.

Boa semana pra vc.
Inté!

Bruno Silva disse...

"O ensino vem de cima pra baixo (professor –> aluno). Pouca matéria estudada, nada de questionamentos, ideais na lata do lixo, ninguém se atreve mais a pensar"

Quando eu crescer quero ser como vocÊ. concordo absolutamente Isa. Nada de comodidade. O bom é pensar, ter novas e boas ideias. o mundo ta precisando da bebida que voce tomou hoje pra escrever.
Brigado.

e num demora.

Anônimo disse...

Isa, fiquei feliz com tua visita, obrigada mesmo.

Estudo no ICEIA, vc deve conhecer. Faço o curso de informatica e sofremos com a situaçao da falta de um auxiliar coordenador no curso e a falta de estagios. Eh a primeira vez q esse curso estah sendo implantado no colegio.

Colegio publico eh um problema mesmo.

Beijos.

Lucas disse...

Valeuzão pela vista!

Elton Rosa disse...

Verdade! A construção da universidade de boa qualidade não vem só pelas mãos dos reitores e professores. Mas tbm dos estudantes. cabe a nós cumprirmos nosso papel tbm

:D

valeu isa. Linkei teu blog tbm

bjão!

Bruno Silva disse...

VOCE GANHOU O MEU PREMIO
vÁ NO MEU BLOG e busque seu selo ao lado.
PARABENS
BS

Felipe disse...

Alguém que me entende Isa! Que ótimo... Sabe que Lilian me dá dor de cabeça até hoje? No sentido das pessoas terem ciumes... É só carinho, eu juro! Acontece que quando se vive algo pleno, é muito difícil aceitar viver menos que isso depois. Hoje em dia não há mais pessoas companheiras. Há muita beleza. Exterior, e só... Uma pena. To te linkando pra não te perder de vista. Beijos

Felipe disse...

No "Presente" também não rola o tipo de carnavalque desejei Isa. É puro sarcásmo... Pra te ser sincero, o RIo de Janeiro ta um saco de tão lotado e não saí nenhum dia de casa.