Pages

terça-feira, novembro 18, 2008

Mais um "20 de NOVEMBRO"!

Aqui estou eu novamente, só que desta vez, com a difícil missão de falar sobre o dia da Consciência Negra.
Como vocês já devem ter percebido, não costumo escrever meus textos com temas pré-definidos - até mesmo porque, o que eu escrevo é apenas o reflexo daquilo que está em cartaz no teatro da vida. Mas acatando sugestões, desta vez resolvi escrever sobre o “20 de novembro”, e tenho que admitir: as muitas cenas do espetáculo “A ascensão do negro Americano”, merecem de fato, mais algumas linhas no nosso querido blog.
Esta semana estava fazendo meu “tour” semanal na biblioteca da Universidade, quando notei algo em comum entre os periódicos e revistas mais vendidos no país: todos eles traziam o nosso “querido” Barack Obama nas capas, e um conteúdo vasto de informações, imagens, artigos e curiosidades sobre o novo “Presidente do Mundo”.
É interessante como as pessoas no mundo inteiro estão fervilhando diante dos últimos acontecimentos, e é claro, que – não sejamos inocentes, por favor! – o fato de a mídia lançar seus holofotes sobre a figura do Obama é o principal responsável por todo esse “alvoroço” social. Digo isso pois sei que ele não foi o primeiro, nem será o último negro americano a levantar bandeiras sociais; muitos outros houveram antes dele, e muitos inclusive, deram até a própria vida em favor da causa; Martin Luter King e Cynthia Griggs Fleming são um exemplo. Mas você pode se perguntar... "Quem é essa mesmo? Será mais uma ativista social? Pois é, caro leitor, sinto informar, mas a imprensa definitivamente não perderia seu tempo com eles... Eles infelizmente não dão ibope.
Mas ilustrações à parte, pensem comigo: não é de se estranhar que, um dia depois das eleições americanas, eu veja um jovem rapaz ostentando na camisa a imagem do “Presidente do Mundo”, antes mesmo de ele ser empossado? E se eu te contasse que o nobre rapaz não possui nenhuma ascendência, ligação ou vínculo com os Estados Unidos? Pareceria ainda normal se eu revelasse que ele vive em um país repleto de problemas sociais e que por isso precisa de que jovens como ele levantem sua própria bandeira e protestem contra a miserável realidade em que vivemos?
Pois é meus queridos, o jovem ator social desta historinha é nada mesmo que um baiano, nascido em Salvador, mas que como muitos brasileiros está festejando a vitória do... Do que mesmo?
Tudo bem. Estamos comemorando – e eu me incluo neste “bolo”- a quebra de paradigmas, a vitória da competência sobre o preconceito, e naturalmente os primeiros sinais de mudança do caráter de um povo mundialmente conhecido pela segregação racial que dividiu seu país em dois mundos: o mundo dos brancos e o mundo dos negros.
Mas o que acho estranho, é que as comemorações que temos visto vão muito além do que alcançamos até então! É como se abríssemos o chanpange ainda na definição do "grid de largada", antes mesmo da corrida começar!
Não desmereço nem ignoro o significado da vitória de Obama para política mundial, mas penso que não devemos lançar sobre um único indivíduo todos os nossos sonhos, como se estivéssemos diante do gênio da lâmpada!! Comemorar é justo, claro, mas excesso de expectativas tem grandes chances de terminar em frustração.

Mas afinal de contas, o que esse “rebuliço” todo nos diz no dia da consciência negra?
Bem, a mim em particular, diz que o mundo ainda tem jeito, e que os seres humanos são capazes de fazer bom uso a racionalidade que o Criador lhes deu para chegar a conclusões razoáveis sem interpor o preconceito como uma muralha que o impeça de acessar um nível mais elevado de humanidade.
Como dizia o Arnaldo Jabor em sua última coluna, “Obama não venceu por que é negro, mas sim por que é, a princípio, o mais competente”, Isso não é fantástico?! Pois é exatamente disto que precisamos! Não carecemos de piedade, precisamos é de igualdade! Igualdade de direitos, igualdade de condição e sobretudo, igualdade de oportunidades, afinal, não podemos ser indiferentes ao volume de potencial humano que perdemos diariamente para as drogas, para miséria e para criminalidade. Já pararam pra pensar o quão úteis seriam para as forças armadas brasileiras o “exército” de jovens que hoje portam as armas do crime? E os grandes chefes do tráfico, não seriam porventura, importantes armas nos Serviços de Inteligência do país? Pois é... Mas como dizem por aí, estes são apenas “devaneios” de (mais) uma mente que ainda acredita nas pessoas...

10 comentários:

Isa Dora disse...

Como eu já tinha comentado antes: ele simboliza muita coisa, mas somente foi eleito pq o consideraram melhor e mais competente pra assumir o cargo de presidente dos EUA.

Beijos ^^


.
[Zumbi não morreu.]

Sempre querendo saber disse...

Olá Dona moça!RS
Obrigada pela visita e comentário lá no meu cantinho(Gostei muito daqui,um dia qndo eu crescer-ou alguém me ensinar-terei um Template se não igual,bem parecido com o seu).ADOREI,fofo!
Qndo ao sue Post: "Não carecemos de piedade, precisamos é de igualdade!" Não há mais nada a ser dito.É isso aí!
Xero

Sempre querendo saber disse...

E o que é mesmo que vc está esperando pra me ensinar hein?!rs rs
Ow,qnto a me achar no Negão,tu ta conseguindo comentar por lá?Toda vez q eu entro não dá!Vou até mandar um scrap p Orkut dele p saber!

Qnto ao Template,tô esperando hein!rs
Qualquer coisa me add no msn aí luciana.0506@hotmail.com
Xero

Sempre querendo saber disse...

Prof!
Obrigadão hein!
Xero

Bruno Silva disse...

janaina, to enxxugando o sangue que desceu do meu nariz, por que mesmo eu tendo uma posição tendenciosa a estar sempre contra ao exagero de tudo, ainda me sentir comemorando a vitória de obama (e quem sabe no fundo, por ele ser negro) ... mas vc me fez enxergar alem das palavras. Brigado por nos proporcionar tal feito . bjuus
lembre sempre de meu blog, alias, havia feito uma redação sobre ele, uma das ultimas postagens... se poder! www.bsproducao.blogspot.com

bruno!

Anônimo disse...

Melhor que fosse apenas Dia da Consciência!

Abraços, flores, estrelas..

Éverton Vidal Azevedo disse...

ótimo texto mais uma vez.

Estou feliz com a vitória do Obama. Isso já é uma vitória. Sim, essa quebrar de paradigma foi uma grande conquista.

Ele vai defender os interesses dos EUA eu sei, mas isso nao me impede de me encher de expectativas em relaçao a ele. Também tenho meios devaneios.

É esperar pra ver rs.

Bj Janaína.
Inté!

Anônimo disse...

Obrigada por ser mais uma mente pensante. Adorei o que li nesse texto. Nao sejamos ingenuos, a eleição de Barack foi uma vitória principalmente do marketing americano. Mais um case genial de como usar a comunicação e a imagem.
Um espelho que aumenta qualidades.

Expectativas mesmas. Principalmente em outras coisas.
Beijos, meninas

Isa Dora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Line disse...

Adorei o texto, e concordo com tudo que você disse...
Vamos ver se ocorrerá alguma mudança importante nesse ano que se inicia...
Torço pra isso, um bom 2009 ;*