Sonhos, desejos, objetivos e metas são necessidades humanas; é como se a vida necessitasse desses impulsos para ser vivida. Mas o homem moderno, inserido num contexto caótico de corrupção, guerras, individualismo e intolerância, tem se deparado com o desafio de alimentar suas esperanças.Nessa realidade de desordem, onde as instituições públicas estão permeadas de corrupção, as religiões, de intolerância, a educação, de descuido e as sociedades marcadas por uma absurda desigualdade, o homem está frustrado, desiludido e sem esperanças. Já não mais se confia nos governantes, nem nas notícias, tampouco nas pessoas. E os sonhos são destruídos ora por padrões impostos, ora por medo de lutar pela sua realização. É uma pena porque sonhos precisam ser realizados, problemas, resolvidos e metas, alcançadas.Diz um ditado popular que "esperança é a última que morre"; mentira. Esperança é fênix, renasce das cinzas, ressurge do caos e se reconstroe em meio as adversidades. E assim tem que ser. O homem deve lutar pela realização de seus sonhos, de transformar sua realidade, detruir as velhas formas de enxergar o mundo e (re)inventar o movimento dos planetas. Mas isso não deve ser poesia, nem utopia, isso precisa ser real, próximo, tocável. E a transformação precisa ser em conjunto, porque sonho se realiza com a ajuda de todos. Não se pode realizar mudanças sem que haja consciência, é preciso investir em educação consciente e formação cidadã; não há transformação com crianças desabrigadas e passando fome, as desigualdades precisam ser diminuídas; também muito importante para a construção de uma realidade menos massacrante é o fim dos governos ditatoriais e das falsas democracias, afinal, a filosofia de Platão já nos ensinou que só há democracia onde há igualdade.Claro que alimentar esperanças em meio as adversidades é difícil, mas não se pode relegar desejos e objetivos a segundo plano. São os sonhos que alimentam a alma humana; sonho de aprender a ler, voar, ter uma família, comprar um caderno, escrever poesia, não importa sua causa ou finalidade, o sonho precisa existir e a luta pela sua realização nunca deve cessar.
Levantemos a poeira da paralisia... Avante! Pela realização de nossos sonhos!
8 comentários:
Que ótimo que vcs voltaram a postar. Passei por aqui um tempo pra ler coisas antigas, e possivelmente vou publicar algo daqui lá no meu blog citando autor e fonte.
Também andei passando uns selinhos pra vcs rs. Nao se preocupem em repsonder é só pra propagar o blog memso.. que eu adoro.
Beijos.
Inté!
Nossa Iza! Excelente texto! Sonhar é mesmo fundamental. Buscar e realizar nossos sonhos é viver plenamente! Pena que, como citou, existem pessoas que nem se dão a esse luxo, devido a condição de sua existência... Devemos agradecer todos os dias pelos sonhos fazerem parte de nossas vidas!
Grande abraço!
Ótima semana para vc!
Iza Dora, e sobre o amor? Quando não há esperança, o amor ainda serve, além de tudo o que é, como refúgio para todos, para uma humanidade desiludida, impossível, inalcansável? E o amor, ele sim nunca morre? É apenas fruto, parcelado em pequenos frutos, nutridos por paixões inconsequentes de histórias "romanescas"?
espero a resposta lá no Vômito no Vento
beijos.
nossa! imagino que a pontuação da readação de vcs em vestibulares e concursos é nas alturas..rsrs
ótima argumentação!!!
palmas!!!!
As vezes a gente fica consumido pela preguiça, pela falta de vontade mesmo.
mais do que esperança, é preciso ter vontade. A esperança não é tão necessária assim, existe muita gente que vive muito bem, sem esperança. Niilistas existem aos montes, mas ninguém vive bem sem força de vontade.
"Avante! Pela realização de nossos sonhos!"
Muito bom! Realmente é dificil imaginar um mundo diferente, quando nada fazemos além de imaginar. Acho que esse é o nosso maior problema.
^^v
http://www.ameninalady.blogspot.com/
POr favor, avante pea realizações de nossos sonhos...
Oi Isa, nunca mais nos falamos, é a correria do semestre. É uma ótima música, se ouvir acho que vai gosta muito!
Bjão!
Postar um comentário