Pages

segunda-feira, junho 18, 2007

Por que amo meu país

Construído sobre uma base de escravidão, miscigenação, preconceito, luxo, miséria e corrupção, o Brasil é o país das grandes desigualdades, dos grandes abismos sociais, das diferenças. Dizer que não amo meu país seria cruzar os braços diante dessa realidade paradoxal e massacrante.
Que o Brasil é marcado por sérios problemas sociais que se arrastam ao longo da história e impedem o desenvolvimento do país e de seu povo, é inquestionável. O Brasil já nasceu com uma gritante concentração de terras; sua história mostra um país construído com falsos heróis e sangue inocente derramado; desde sempre o poder foi assumido por uma minoria elitista que sobrepõe a ostentação de seu luxo e poder às necessidades básicas do povo. Mas apontar o passado, viver essa realidade e dizer(muito facilmente) não amar o Brasil, é fazer o que todos sempre fizeram, é repetir os erros, é não acreditar na mudança, é não ir à luta.
Amo meu Basil e as muitas gentes que existem nele. Amo, porque amar é o primeiro passo para cuidar, acreditar, querer bem; se meu país não é "mãe gentil" de seus filhos, é chegada a hora dos filhos colocarem a mãe no colo, dar carinho, segurar nas mãos e fazer atravessar as barreiras das desigualdades e carregar o mais alto possível para que esse país possa ver quão grande ele pode se tornar.
Amo esse meu Brasil do carnaval, do sertanejo, do futebol, do operário, dos sorrisos e das lágrimas; mesmo com todas as desigualdades, com todos os erros, apesar dele dizer não a todo instante para seu povo. Amo meu país porque acredito nele, mas acredito de olhos abertos para a realidade; amo a possibilidade da construção de um país melhor, amo a transformação do meu Brasil.

6 comentários:

Aju disse...

Nostalgico, utopico porem sincero!

Mto bom teu texto =)

Bjos

Anônimo disse...

Kinhaa....adorei sua visita amigah!
Saudades de vc, muita..

Obrigada. Tbm gostei muito de seu blg.. Adoro quem nao cruza os braços diante dos erros por preguiça..mesmo com atos (aparentemente) pequenos, podemos com muito amor, a começar em acreditar em nosso país, e transformá-los aos poucos no que queremos.. Pq o melhor pra ele é sempre a necessidade de cada um.

beijos, kinha...

Marina disse...

parabens erika! gostei muito do seu texto! eu sou estudante e faco o ultimo ano colegial entrei no seu site p/ter um auxilio p/ uma redacao cujo o tema era " por que amo (ou nao amo) meu pais". voce é jornalista? penso em fazer jornalismo. ficaria feliz se podesse me responder.

Bruno Silva disse...

Meninas gostei intensamente dos textos de vocês, vou virar fã.
Gostei do modo e do porque do blog, e quero me dispor a ajudar se for preciso, tenho um blog tb, com finalidade de postar o que escrevo, mas são minhas perolas, não sou jornalista nem me expresso como um, mas sinto esse mesmo sentimento de revolta quando acordo e vejo tantos problemas e eu de braços cruzados pensando docotomicamente, então se puder passarem no meu humilde e timido blog, a vontade : sou estudante prevestibulando, farei o vestibular pra direito e meu msn é brunosilva1106@hotmail.com .
sem pretenções Bruno (se eu poder postar algum texto seu desse em meu blog obrigado, os creditos serão postados .
desculpe os deslizes gramaticais . bjoos

Gil disse...

Muito bom!!!!!

Gil disse...

Muito bom!!!!!