Pages

segunda-feira, março 26, 2007

Que pena...

Dois dias atrás estava na Estação Lapa na cidade de Salvador. No meio daquela correria, um policial segurou uma criança de uns seis anos e ia levando-a para o carro da PM quando o irmão mais velho(uns doze anos) do garoto saiu gritando: " Não leva ele não, é meu irmão". Bom, o fato deles serem irmãos parece não ter amenizado nada porque o policial levou, brutalmente, a criança. Eu senti pena.
Pena.
Senti pena.
E constatei que o ser humano é, realmente, muito pequeno. Vivo numa realidade onde policiais são mal remunerados, frustrados e mal preparados; numa realidade onde crianças(que não tiveram educação, cresceram sem estrutura familiar, vivendo num país onde o Estado fecha os olhos e a sociedade cruza os braços), estão sendo levadas pela polícia para um lugar decadente que só vai piorar suas situações de marginalizadas. E no meio disso tudo- EU. E eu sentindo pena?
Meu sentimento de pena não faz melhorar nada. Nenhuma estrutura é destruída e/ou construída com pena. Aquela criança não vai deixar de ser vítima de abusos e sofrer preconceitos porque senti pena dela. Tampouco o policial vai perceber que está ali para manter a ordem que privilegia uma minoria elitista da qual, definitivamente, ele não faz parte.
Meu sentimento de pena só serve para mim. Serve para eu ter a falsa impressão de que sou sensível, que sinto as dores dos outros. Sentir pena é uma maneira de acreditar que o sistema está errado, mas não fazer nada para modificá-lo. Sentir pena é hipocrisia. E o mundo está cheio de hipócritas.

3 comentários:

Erika disse...

Olá pessoal! Quero pedir desculpas por ter me ausentado esses últimos dias. Foi por motivos fortes(garanto). Mas estou de volta. Tava com saudade desse espaço aqui!
Ótimos textos da Isa e da Jana!!!
Beijos!

Anônimo disse...

Erika, parabéns!!
Conheci o blog através da Isa e fiquei impressionado com a capacidade de todas vocês 3 de escrita.
E ainda mais com a sensibilidade por perceber o que a maioria da população, consciente ou incoscientemente, tenta desprezar!
Mas falando desse post seu, ele foi especial... Pois passou pra palavras o que eu sempre pensei. Muito bom mesmo!!!
Sempre achei a pena um dos sentimentos mais mesquinhos que existe justamente pelo o que você explicou...
Só que infelizmente sentimos pena o tempo nao e mesmo??
Bom, é isso ai!!
Parabéns e já to ate bolando um texto parecido pra botar em meu blog tbém, de tanto que eu gostei do seu.!
ABS!

Anônimo disse...

Sinto pena do mundo... Sinto pena de nós...
Será que vale a pena continuar aqui??
As pessoas são insensíveis e indiferentes ou o ser humano perdeu sua essência? Como entender certas coisas?
Sei não, mas acho que esse mundo precisa ser destruído e construído de novo...
E que me perdoem os mais otimistas...