Comemorar a consciência negra, não é somente lembrar os feitos históricos de um povo oprimido que clamava por liberdade, mas também reconhecer nosso verdadeiro lugar na sociedade presente, uma sociedade que precisa ter igualdade de oportunidades, e respeito as diversidades, somos um povo que é o braço forte deste país e deixamos nossa identidade no traço genético de cada brasileiro, e como brasileiro, negra brasileira, desejo a esse Brasil de misturas e encantos, dias de igualdade, liberdade e progresso, não com utopia, mas sim como uma realidade que urge da vontade de um povo que humilhado pela escravidão ganha seu sofrido pão de cada dia, dignificado pelo suor do seu rosto e marginalizado por um sistema q mesmo liberto nos faz escravos....
Lembremos de nossos antepassados, glorifiquemos seus feitos, sem contudo esquecer que o meu feito também precisa ser glorioso e dignos de quem realmente somos, negros na cor e fortes com louvor, para ver a justiça acontecer!
Este é nosso desafio, a luta continua...Axé!
5 comentários:
e eu acho que nosso país de só 500 anos está tão longe disso...uma pena.
bjin
Bagunçou, Dora!
Lindo texto!
Amei!!!
Axé!
Poizé! Apesar de todo um sistema legal anti-racista, uma Constituição que considera crime hediondo o racismo, um dia dedicado à luta contra o racismo, o que temos? Racismo! E mto!!!
Mas acho que estamos evoluindo. Nem poderíamos comparar o Brasil com os Esteites, por exemplo... lá, a segregação racial sempre foi MUITO maior do que por aqui (sabia?). Mas, é como disseste: "a luta continua"!
Beijos o/
E continuam as vitórias a cada dia.
;)
beiijinhos
Só não pode desistir, porque a coisa ta feia!
Postar um comentário