Pages

segunda-feira, junho 04, 2007

Sobre as notícias "recentes" de violência na escola

A escola é peça fundamental na formação intelectual e, sobretudo, cidadã de um povo. Quando esse papel não é cumprido ou há um mau funcionamento das estruturas educacionais, surgem, como consequência, a desigualdade social, a marginalização e os atos de violência atingem todos os ramos socias, inclusive a escola.
A violência na escola não ocorre isoladamente; as estruturas educacionais estão encarando, sobretudo, atualmente, uma violência com a qual a sociedade convive há tempos. O grande erro é enxergar na violência uma causa do problema, quando, na verdade, ela é consequência; é fruto de uma sociedade desigual, da manipulação da informação como ferramenta de poder e do abandono estatal da escola, que não cumpre seu papel de formação e, principalmente, transformação. Se a violência escolar é vista como um problema isolado, nada pode ser transformado.
A violência deve ser discutida como um problema geral e não isoladamente. Atualmente, os casos de violência escolar têm aumentado, e isso pode ser constatado nos jornais e revistas; mas, da maneira como tem sido vista, essa violência parece ter surgido quando, na realidade, foi causada. Causada pelo descaso do Estado que se preocupa com o bem estar de uma minoria e não supre as necessidades básicas de seu povo, e por uma sociedade que se cala perante as mazelas sociais e que se acostumou fechar os olhos para a realidade.
A violência que atinge as salas de aula é a mesma que atinge a periferia, os grandes centros urbanos e o campo. É necessário uma revolução do ensino, para que as desigualdades diminuam e assim será possível reduzir não só os índices de violência na escola como em todas as instituições da sociedade.

2 comentários:

Paulo Fernando disse...

A violência é a linha periféricas de temas centrais como saúde, educação e condições boas de trabalho, central de temas periféricos. Para dinuirmos todas as desigualdades, deveríamos pôr todos esses fatores na mesma balança de prioridades...

Bjos, minha linda.
bom texto

Aju disse...

Otimo muito bom texto!
A escola juntamente com a familia sao as principais instituiçoes formadora de cidadãos de fato!

Bjos