Analisando o Brasil sob uma perspectiva histórica nos deparamos com um passado de corrupção, exploração e desigualdades. Um passado em que muito sangue foi derramado para que uma elite ostentasse seu poder e luxo. Um passado de silêncio em que muitos gritos foram abafados; gritos de liberdade, de justiça, de igualdade. Um passado em que o Estado volta-se para o serviço de uma minoria, relegando as obrigações públicas a segundo plano. O passado do Brasil é uma passado de lágrimas e tristezas.
Mas o grande problema do Brasil não é o seu passado. Que maravilhoso seria se a corrupção e a desigualdade tivessem ficado no passado. O problema é que a história se repete. Sempre se repete. Continuamos sendo um país de contrastes sociais onde o grande contigente populacional trabalha massacrantemente para que um "seleto grupo" usurfrua de luxo e riqueza. E nada funciona tão bem no Brasil quanto a corrupção; é realmente incrível perceber como ela está presente no passado e no presente, nas mais diversas maneiras, nos mais diversos meios. O poder continua calando as muitas vozes e a mídia continua sendo um meio de manipulação do povo.
Engraçado como no Brasil tudo "continua sendo" sempre. O Brasil continua sendo um país de corruptos, de criminosos, de analfabetos, de ignorantes políticos. E o nosso povo? Ah claro! Continua o povo alegre de sempre; o povo não sente na pele as marcas do descaso do Estado; o povo não tem as cicatrizes de uma pasado de discriminação e exploração; o povo não sente as dores nem os maus tratos do presente.
Brasil-País do futuro! (E o futuro? A repetição do passado).
2 comentários:
amei este texto, isto foi um verdadeiro grito de dasabafo!!!
até quando um Brasil-corrupto???
Foda isso... "Nao há nada de novo debaixo do sol" principalmente deste nosso sol...
A Mundança como vcs sempre dizem é essa... a conscientizaçao, nossa como indivíduos de um povo.
Bjs.
Postar um comentário