Pages

quinta-feira, junho 03, 2010

Um galo sozinho...

Nesse mês de Junho acontecerá a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente(CNIJMA). Esse evento fez-me pensar sobre as "conferências mundias"... me pareceram tão vazias, tão perdidas em seus objetivos. Fez-me lembrar da Eco-92, do Rio+10, das outras CNIJMA e das continuadas e crescentes agressões ao meio ambiente. Lembrei-me também dos Fóruns Sociais e da pobreza perpétua de tantos. Então, fica a sensação de que as conferências são grandes reuniões para falácias, que as idéias não passam de utopias e que as ações estão muito longe dos idealistas. Mas tudo que pensei pareceu-me muito pessimista, muito descrente e nada real.
Repensei.
As conferências tem um porquê de acontecer. É bonito ver tanta gente querendo fazer o bem. As idéias por um mundo melhor, já fazem o mundo ser diferente. Torço, então, que a próxima CNIJMA seja um sucesso. Que nossas crianças, com a sinceridade que lhes é típica, proponham idéias para construir um novo futuro. Que o futuro delas seja bem construído, bem pensado, bem bonito.
E que a falta de esperança nunca tome conta de nossos corações. Que as conferências e fóruns sejam o primeiro passo para a transformação. Afinal de contas,
"Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos(...)"
(Ah! Que hajam sempre muitos galos...)
((Os versos são do poema Tecendo a manhã do poeta João Cabral de Melo Neto))
Um beijo!

2 comentários:

Janaína disse...

Que sejamos muitos nas próximas manhãs, e preenchamos os vazios que que imobilizam o mundo...



Abs :)

Anônimo disse...

E que a gente possa sempre repensar...e levar pra frente.\o/

Amei muito sua visita lá no MoBlog. Sempre amo qualquer sinal que vc faz. Acena pra mim.
Estou ansiosa para te encontrar em julho e ver suas fotos.

Me procura assim que sair de férias.
Te amo!